Os usuários do serviço público estadual de saúde poderão
contar com uma importante ferramenta de comunicação para críticas e sugestões
relacionadas ao atendimentos e aos serviços ofertados nos hospitais do Estado.
Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), a Ouvidoria Geral do
Estado dá continuidade ao calendário especial de consulta junto aos órgãos que
possuem ouvidoria setorial através de ações que envolvem equipes especializadas
em coleta e diagnóstico de atendimento. O calendário de atividades vai até o
final deste ano.
De acordo com a ouvidora geral do Estado, Soraya Castelo
Branco, a ação visa diagnosticar, de forma mais precisa, a qualidade dos
serviços oferecidos pelas instituições estaduais de saúde, identificando falhas
e reforçando possíveis acertos. “O que a gente pretende gerar com essas ações
de escuta é um relatório que vai ser entregue ao governador e ao gestor, no
caso o secretário de saúde, que vai ter um diagnóstico direto do cidadão que está
buscando o serviço público estadual. Isso é importante para o aperfeiçoamento,
para a melhoria de alguns serviços prestados pelo Estado”, declarou.
Sob a coordenação da Ouvidoria Geral, da ouvidoria
setorial da Sesapi e com o reforço da equipe da Unidade de Controle, Avaliação,
Regulação e Auditoria (Ducara), a ação pretende oferecer um atendimento
completo e resolutivo. “Algumas demandas já vão resultar em encaminhamentos.
Vamos poder direcionar o cidadão através de uma informação precisa que possa resolver
o problema e registrar melhorias”, aponta Castelo Branco.
Outro objetivo da ação da Ouvidoria é promover maior
integração entre os usuários e os gestores dos centros estaduais de ofertas de
serviços públicos. “A população não tem essa cultura de procurar a Ouvidoria
Geral do Estado, e a nossa ação busca divulgar esse importante canal de
comunicação. Queremos saber qual é o reclame do manifestante e estar
encaminhando essas manifestações aos devidos órgãos responsáveis e às áreas
técnicas comprometidas, para tentar solucionar esses problemas apresentados
pelos cidadão”, explica a ouvidora.
No mês de outubro, o calendário da Ouvidoria atende os
hospitais estaduais de Teresina, Curimatá, Corrente, Bom Jesus, Canto do
Buriti, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Simplício Mendes e Valença. Em
novembro é a vez dos hospitais estaduais de Picos, Oeiras, Amarante, Floriano,
Uruçuí, Campo maior, Esperantina, Paraíba, Elesbão Veloso, Demerval Lobão e
Barras. A última etapa, em dezembro, contempla os municípios de Piripiri e São
Miguel do Tapuio. Clique AQUI e
acesso o calendário completo.
Em setembro deste ano, a Ouvidoria Geral do Estado lançou
um calendário especial de escuta junto ao Instituto de Assistência à Saúde do
Servidor Público (Iasp), com atendimentos na sede e em suas regionais por todo
o Estado.